Menopausa: O que é?

Dor de cabeça constante?
dezembro 14, 2018
Dores de Estômago: O que são?
dezembro 14, 2018

A Menopausa é o momento na vida das mulheres em que os períodos menstruais cessam de forma permanente, deixando assim de poder engravidar.

A menopausa geralmente ocorre entre os 49 e os 52 anos e existem mulheres que apresentam tais sintomas já perto dos 40 anos, o que é considerado uma menopausa precoce. Quando a mulher teve algum problema e o útero foi removido pode-se dizer também que essa mulher está na menopausa.

Muitas mulheres, antes de atingir a menopausa, passam pelo climatério que é quando os hormônios estrogênio e progesterona vão diminuindo de forma lenta e a mulher deixa de ser produtiva, mesmo ainda passando pelo ciclo menstrual.

As mulheres quando estão nessa fase desenvolvem alguns sintomas, tanto físicos quanto comportamentais tais como ressecamento vaginal, ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, osteoporose, aumento de peso e depressão, sendo que o principal sintoma é a escassez da menstruação.

Nessa fase recomenda-se que as mulheres façam consultas regulares com o médico ginecologista de sua confiança, para diagnosticar a menopausa, através de exames de sangue, imagem e de relatos feitos pela própria paciente, e assim realizar um tratamento adequado.

Também seria necessário um cardiologista, pois o organismo fica mais lento podendo a mulher desenvolver colesterol alto, aumento da pressão arterial, e, se necessário, um acompanhamento terapêutico.

O tratamento da menopausa é feito através de reposição hormonal que está em queda, com duração que varia de acordo com cada mulher, onde é avaliado o estado geral da paciente. Existem mulheres que fazem o uso métodos naturais para amenizar e repor os hormônios que estão em queda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta
AGENDE SUA CONSULTA AGORA!