Dores de Estômago: O que são?

Menopausa: O que é?
dezembro 14, 2018
Como melhorar da ressaca pós-Carnaval?
março 6, 2019

Grande parte da população brasileira sofre com dores no estômago ou sintomas ligados ao mau funcionamento do sistema digestivo. Pesquisas recentes da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) mostra que 70% da população sofre desse mal.

A causa da dor de estômago pode estar ligada a diversos fatores; nervosismo, agitação, tomar líquido nas refeições, comer rápido demais, abuso de álcool e frituras, café em excesso, entre outros, são algumas coisas que podem prejudicar o funcionamento normal do estômago, trazendo azia sensação de inchaço, gazes e queimação.

O nosso estômago produz ácido clorídrico que é responsável pela quebra e diluição dos alimentos extraindo deles vitaminas e sais minerais que serão absorvidos pelo organismo. Quando esse processo não vai bem ou o ácido está fraco, não tem a capacidade de diluir totalmente os alimentos ficando parte dele parado no estômago e causando essa sensação ruim e mal estar.

Doenças como gastrite e úlceras são complicações sérias desse mau funcionamento. A gastrite consiste em uma inflamação na parede do estômago (mucosa) e pode ser causada também pela bactéria Helicobacter pylori, que faz parte da flora natural do estômago e que deve ser tratada com antibióticos, pois caso haja o agravamento dos sintomas, pode até levar o surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago.

A forma de diagnóstico pode ser através de exames laboratoriais e o exame de endoscopia por meio do qual o especialista analisa o estômago através de um aparelho chamado de endoscópio, em busca de sinais de inflamação e faz uma biópsia para pesquisa da bactéria H.pylori.

O tratamento depende muito das causas e diagnóstico de cada paciente devendo tal avaliação se feita pelo médico especialista: gastroenterologista.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua consulta
AGENDE SUA CONSULTA AGORA!